ESCRITOS DE JOAQUIM SÍLVIO CALDAS

Escritor, cronista e apaixonado por Natal
RN

jsc-2@uol.com.br


segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Aviso aos navegantes incautos

Navegante que é bom sabe que todo mar tem procela. Mas aos incautos, o mar não perdoa; quando vem a procela ele é pego de surpresa e naufraga.


As mais famosas e “competentes” agências de informação e contra-informação, sabidamente, são a CIA (Estados Unidos) e a KGB da antiga União Soviética. A finalidade precípua de instituições desse jaez é de natureza eminentemente política. Ora visam à defesa do país a que servem, ora a própria manutenção do poder dominante (segurança interna).

No nosso país, desde os tempos de Getúlio Vargas, começamos a fazer incursões nessa área. Posteriormente, com o golpe militar foi criado o SNI – Serviço Nacional de Informações. Inicialmente uma instituição dominada por boatos, fofocas e autopromoções de pessoas interessadas sem locupletarem-se dos favores dos dominantes do dia. Depois, as próprias autoridades maiores foram ficando conscientes do monstro que criaram e passaram a aperfeiçoá-lo, a ponto de ser elevado a um nível superior, com profissionais realmente voltados à causa ou à ideologia a que serviam.

Com o advento da volta ao chamado Estado Democrático, coube ao presidente Fernando Henrique Cardoso extinguir o SNI, mas mantendo sua essência através da ABIN – Agência Brasileira de Informações.

Li um dia desses um artigo do calejado jornalista Luís Solano, que é repórter do Planalto, no qual denuncia que a partir do Fórum de São Paulo proeminências do PT (leia-se Tarso Genro, Zé Dirceu, Zé Genuíno e outros) foi destacada a atenção para a necessidade da criação de um serviço de espionagem oficial.

Não sei se a notícia acima é novidade para alguém. Eurenice (a dos milhares de grampos telefônicos) que o diga.

Portanto, quem não quiser ter sua vida bisbilhotada, ou sofrer perseguições que se cuide. Evite usar telefones (celulares ou residenciais) para praticar conversas impróprias ou sigilosas. Esse tal de twiter, nem pensar. Muito menos o tal do facebook ou coisa que o valha. Conversa, de agora por diante, só com o visinho da direita, e olhe, olhe. E-mail, nem pensar. A não ser que você queira realmente que seus assuntos sejam revelados.

Agora, uma coisa é certa: os modernos meios de comunicação têm sido muito úteis para flagrar algumas mazelas e mesmo os bandidos incautos podem ser flagrados em suas conversas telefônicas. Melhor exemplo não há, por meio das conversas telefônicas que foram gravadas envolvendo os atuais grevistas baianos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário