ESCRITOS DE JOAQUIM SÍLVIO CALDAS

Escritor, cronista e apaixonado por Natal
RN

jsc-2@uol.com.br


quarta-feira, 10 de julho de 2013

Li seu blog

Caldas,




li o seu blog. Pois é.



Estudamos na mesma escola. La fiz o curso primário até o exame de admissão. Exame de admissão para o ginásio rumo ao Colégio Regina Pacis. Quanto temor naquele exame. Exame em uma e em outra escola. Dona Antonia Maranhão, a diretora. Certa vez, por não saber a taboada "de cor"(ainda se usa essa expressão? Sei não. Hoje nem número de telefone se decora), a professora de sala ameaçou-me ir para a diretoria. A sabatina era na sexta-feira após o lanche. Não é que na semana seguinte, em lugar de chorar matemática, estudei matemática e afiei-me na taboada de multiplicar e dei show. Aquela ameaça salvou-me até hoje para passar troco sem máquina de calcular.



Sirene era amiga da minha mãe. Quando fui estudar no Nossa Senhora da Conceição, mamãe quis me colocar na escola de Sirene que ficava na rua Real da Torre, onde hoje há um prédio. Do lado oposto ao cinema da Torre. Hoje Edifício Cinema da Torre. Não sei por que cargas d'água não fui estudar na escola de Dona Sirene. Sirene com S ou com C?. Não sei. Pouco importa. Sei que fomos lá certo dia. Eu e mamãe. Os pais delas eram amigos. Coisas de portugueses. Ainda na época das bonecas.



Tinha cerca de quatro ou cinco anos e lembro-me como se fosse hoje. Uma única diferença era meu olhar infantil que as tornava imensas e sabias. Serviram-nos um bolo com guaraná frateli vita e deram-me para brincar uma boneca preta. Fora a primeira boneca preta que vi. O brinquedo me despertou curiosidade e encantei-me. Mas tive que deixá-la lá. Havia outras irmãs de Sirene(com C ou com S?)Não me recordo dos nomes. Sei que a mais nova chamava-se Carmen Célia.

Não sabia que havia outra pessoa com o meu nome. Fiquei sem entender como alguém poderia ter o mesmo nome que eu. Coisas da primeira infância. Primeira infância da época.



A escola N. Senhora da Conceição está lá com outro nome, com outras pessoas, mas o prédio ainda é o mesmo, como as lembranças da infância.





Abraços



Carmen





Nenhum comentário:

Postar um comentário