ESCRITOS DE JOAQUIM SÍLVIO CALDAS

Escritor, cronista e apaixonado por Natal
RN

jsc-2@uol.com.br


terça-feira, 30 de março de 2010

Sexta-feira da Paixão de antigamente

Refiro-me à década de 1950. Morávamos no bairro da Torre, em Recife, na casa da minha santa avó. Minha mãe obedecia rigorosamente o jejum da sexta-feira. Só era permitido beber água.

Na nossa modestíssima despensa, pedaços de bacalhau e bandas de côco seco para distribuir com os mais pobres que costumavam naquele dia bater à nossa porta.

Por volta do meio-dia sentávamos à mesa e, antes do almoço meu pai escolhia um trecho da Bíblia e me mandava ler para os presentes. Morto de vergonha, cumpria timidamente a ordem paterna, que ordem de pai, naqueles tempos era para ser cumprida.

Passado o vexame da leitura os pratos chegavam fumegantes à mesa. Feijão, arroz, bredo, bacalhau e peixe – tudo de côco. Embora fosse ainda criança, mas meu prato era de adulto. Juntava a fome com a vontade de comer. Acho que meu pai não reclamava por compreender a justificativa do meu apetite, além da saborosa culinária da minha mãe e da minha avó.

Meu pai, naquele dia, dispensava a cerveja e servia a todos um vinho barato, sendo que para as crianças era servida uma sangria (vinho misturado com água e açúcar).

À noitinha normalmente nos dirigíamos à Igreja da Torre para assistir à Missa e em seguida para o jantar, onde nos reuníamos, como de costume. Em seguida, a conversa dos adultos na calçada e as brincadeiras de roda das crianças na rua.

No dia seguinte vinha o sábado de Aleluia: brincadeiras adultas de serra-velho, que algumas terminavam na delegacia de polícia, e o linchamento dos Judas, bonecos de pano que a rapaziada mais velha vestia nos bonecos manufaturados durante a semana para enforcá-los e torná-los em frangalhos, logo cedinho, ao lado do pau de sebo, brincadeira que meu pai estimulava pendurando ao mesmo uma cédula de cinco cruzeiros, bem novinha, para o moleque que conseguisse subir na madeira ensebada.

Porém hoje os tempos mudaram, e tudo ficou nos escaninhos da memória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário