ESCRITOS DE JOAQUIM SÍLVIO CALDAS

Escritor, cronista e apaixonado por Natal
RN

jsc-2@uol.com.br


quarta-feira, 17 de novembro de 2010

As novas memórias de Eider

Natal viveu quarta-feira passada mais uma noitada (no melhor estilo da palavra) promovida pelo amigo Eider Furtado e família.

O motivo principal era o lançamento do seu terceiro livro – “Nas Veredas do Tempo” – mas no fundo, o que Eider gosta mesmo é de recepcionar e bem os amigos.

Casa cheia de pessoas gradas, água escocesa da melhor qualidade, tira-gostos para todos os gostos, verdadeiro desfile de elegância feminina, boa música e, pelo menos na mesa que tive a felicidade de ocupar, fui ladeado por Anna e Camilo Barreto, Zélia Madruga, Assis Câmara, Genibaldo e Mário (filho do saudoso José Valdenício).

Não preciso dizer que a (boa) fofoca tomou conta da nossa mesa. E lá para as tantas, movido talvez pelo embalo da noite, surgiram comentários sobre um grupo que fará proximamente turismo na Ilha de Fidel Castro.

‘ - Em Cuba!? – exclamei interrogando.

- Em Cuba, sim, respondeu-me um dos turistas.

- Mas pelo que conheço de algumas pessoas do grupo, são pessoas que jamais se animariam para gastar dinheiro fazendo viagem a Cuba, quando por um pouquinho de dólares a mais poderiam fazer turismo em Miami e redondezas. Isso sim, coisa de capitalista ou simpatizante.

- É – respondeu alguém. Mas na verdade, na prática o que vai prevalecer mesmo é um turismo de negócios.

- Negócios em Cuba? Aí foi que não entendi mesmo.

- Bem – respondeu-me alguém. Um dos setentões soube que o governo de Fidel distribui uma espécie de bolsa (coisa de setenta pesos) para pessoas maiores de setenta anos, bastando provar que não possui emprego na Ilha nem goza de qualquer aposentadoria por lá.

- Tudo bem. E o outro?

- Bem, o outro vai a fim de adquirir algumas casas baratas em bairros que futuramente podem se tornar atraentes, quando cessar o embargo à Ilha. Assim, ele adquire as casas velhas agora e quando os americanos promoverem as pazes com Cuba a Ilha vai retomar o rumo do capitalismo e aí os imóveis bombarão os preços.

- Questão de visão capitalista, Sílvio. Quando retornar da viagem lhe conto o resultado.

Caro leitor, igualzinho a você, também entendi muito pouco o espírito da coisa.

Mas que valeu a noitada, como sempre, valeu.

Parabéns Eider, por tudo. E a Fidel, boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário