ESCRITOS DE JOAQUIM SÍLVIO CALDAS

Escritor, cronista e apaixonado por Natal
RN

jsc-2@uol.com.br


quarta-feira, 5 de maio de 2010

Apenas para refletir

Apenas para refletir






Cerca de 350 funcionários do nosso Senado percebem salários maiores que os ministros do nosso Supremo Tribunal Federal, ou seja, acima de 24.500 reais. Está lá no Google, para quem quiser duvidar.

Já ouvi de diversos senadores da nossa República criticas por vezes virulentas a respeito dos salários dos nossos juízes em geral. Atribuo tais arroubos à falta de informação dos nossos parlamentares, ou, como diria Serejo, a ausência daquele remédio chamado simancol.

Se quisermos analisar o fenômeno salarial dos juízes em relação ao salário mínimo nacional concordo perfeitamente que eles são muito bem pagos. Entretanto acho que não deveríamos nivelar por baixo e, sim, por cima. Aliás, não sei se é pior a defasagem dos que percebem salário mínimo em relação aos juízes ou a defasagem dos primeiros em relação aos que recebem as bolsas da política sem botar um prego numa barra de sabão. Refiro-me ao desvio político que mudou o rumo do bolsa escola para o bolsa não faz nada.

Mas o pior não é isso não. Um dia desses fizeram comparações mais esdrúxulas ainda em relação ao nosso Senado. Por exemplo: um chefe de garagem percebe salário superior ao de um general do exército!

Na quinta-feira da quinzena anterior uma cadeia de televisão nos mostrou com a maior competência um documentário que deveria se incorporar ao orgulho de ser brasileiro. O navio-hospital da nossa Marinha de Guerra, Taumaturgo Montenegro, embrenhado nas selvas amazônicas serpeadas pelo rio Juruá a prestar todo tipo de assistência médica aos nossos indígenas e ribeirinhos outros, portando uma equipe de briosos oficiais, homens e mulheres, tenentes em sua maioria, médicos, dentistas e enfermeiros, capazes de emocionar com seu trabalho qualquer monge de pedra ou qualquer brasileiro verdadeiramente responsável.

Tive na ocasião - e fazia tempos que não sentia - verdadeiramente orgulho de ser brasileiro. Belas moças e guapos rapazes, formados nas melhores universidades nacionais, a desenvolver com seu trabalho autênticas lições de humildade e heroísmo.

Ah, Bial, você devia assistir esse programa, para deixar de chamar os bobocas do seu Big Brother de “nossos heróis”.

Por falar nisso, Bial, sabe quanto ganhar por mês um tenente da marinha daqueles? – Respondo: cerca de 4.000 reais. Ou seja, levariam cerca de trinta anos para receber a mesma quantia recebida por ou Dourado da vida.

Portanto, Bial, esses sim, são nossos verdadeiros heróis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário