ESCRITOS DE JOAQUIM SÍLVIO CALDAS

Escritor, cronista e apaixonado por Natal
RN

jsc-2@uol.com.br


terça-feira, 14 de agosto de 2012

A cantiga da perua

Segundo pesquisa do IDEB a educação piorou em nove Estados brasileiros.


Em compensação o crime (organizado ou mesmo desorganizado) avança a passos largos, sem dar chance ao cidadão de bem ter sossego, nem nas ruas nem no recôndito do seu lar.

Sociologicamente falando, é de uma lógica cristalina. Quanto menos se investe na educação, mais o Estado tem que investir na segurança pública, construindo presídios e tentando equiparar o poder de fogo da polícia ao dos bandidos.

De há muito estamos vivendo um verdadeiro estado de guerra civil. Nosso índice de mortandade principalmente de jovens é de chamar atenção. Como é de chamar atenção a quantidade de policiais que estão perdendo a própria vída no cumprimento do seu dever de zelar pela segurança dos cidadãos.

Os governos, grosso modo, não estão levando a sério o caos que se agiganta. Aqui mesmo no nosso Estado, seria cômica, se não fosse trágica, a situação do presídio de Alcaçuz, dado o número de túneis e de fugas que ali se processam todos os meses.

Penso até que Alcaçuz deve estar construída numa duna, tanta é a facilidade que se escavam túneis ali.

Enquanto nossos governantes não se conscientizarem de que investir em educação é a solução mais inteligente e produtiva de qualquer país estaremos como na cantiga da perua, de pior a pior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário